A utilização da Internet como meio de divulgação financeira e veículo de investimento tem de ser feita com cautela, avisa uma nota da DECO Protest. A revista ligada à associação de defesa do consumidor alerta os utilizadores para o facto de existirem ofertas de investimento ilegais que devem ser evitadas.

A nota publicada pela Newsletter Poupança Quinze exemplifica os maus exemplos com um sítio denominado FX-BR, onde são oferecidas aos investidores portugueses taxas de rentabilidade na ordem dos 10 por cento ao mês. Alertando para o facto deste tipo de oferta ser ilegal, já que necessitaria de autorização, a revista indica que foi já enviada uma denúncia à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

No mesmo alerta refere-se que esse tipo de rentabilidade nunca pode ser garantida, pelo que "ou se trata de um investimento de elevadíssimo risco ou estamos perante uma burla pura e simples", adiantando que muitas vezes estas "ofertas" se referem "aos chamados esquemas de pirâmide´, cujos promotores cumprem os primeiros compromissos financeiros, mas depois ´desaparecem´ após terem conseguido enganar o número suficiente de incautos investidores".

Dado ser difícil identificar todo o tipo de logros semelhantes, a DECO recomenda aos internautas que nunca invistam em produtos que ofereçam ganhos colossais e que afirmem ser garantidos.

Notícias Relacionadas:

2006-02-27 - ISPs fornecem pouca informação aos utilizadores

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.