A utilização da Internet como meio de divulgação financeira e veículo de investimento tem de ser feita com cautela, avisa uma nota da DECO Protest. A revista ligada à associação de defesa do consumidor alerta os utilizadores para o facto de existirem ofertas de investimento ilegais que devem ser evitadas.
A nota publicada pela Newsletter Poupança Quinze exemplifica os maus exemplos com um sítio denominado FX-BR, onde são oferecidas aos investidores portugueses taxas de rentabilidade na ordem dos 10 por cento ao mês. Alertando para o facto deste tipo de oferta ser ilegal, já que necessitaria de autorização, a revista indica que foi já enviada uma denúncia à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).
No mesmo alerta refere-se que esse tipo de rentabilidade nunca pode ser garantida, pelo que "ou se trata de um investimento de elevadíssimo risco ou estamos perante uma burla pura e simples", adiantando que muitas vezes estas "ofertas" se referem "aos chamados esquemas de pirâmide´, cujos promotores cumprem os primeiros compromissos financeiros, mas depois ´desaparecem´ após terem conseguido enganar o número suficiente de incautos investidores".
Dado ser difícil identificar todo o tipo de logros semelhantes, a DECO recomenda aos internautas que nunca invistam em produtos que ofereçam ganhos colossais e que afirmem ser garantidos.
Notícias Relacionadas:
2006-02-27 - ISPs fornecem pouca informação aos utilizadores
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Microsoft: 50 anos de história e os marcos da empresa que redefiniu o software na computação pessoal -
App do dia
Pondlife é um jogo relaxante que ensina mais sobre os peixes e animais marinhos -
Site do dia
Aprenda acordes de guitarra gratuitamente através do FretMap -
How to TEK
Instagram muda layout e substitui quadrados por retângulos nos perfis. Como se adaptar ao novo formato?
Comentários