No início do ano, a Meta foi uma das empresas que decidiram aproveitar o futuro incerto do TikTok nos Estados Unidos para anunciar novidades na área do vídeo, neste caso ao estilo do CapCut, outra app da chinesa ByteDance, com o Edits.

Descrita como uma “suite completa de ferramentas criativas”, a Edits já chegou oficialmente às lojas da Google e Apple. De acordo com a Meta, a aplicação afirma-se como um espaço dedicado para quer libertar a criatividade nos vídeos, sejam para o Instagram e Facebook, mas também para outras plataformas.

Clique nas imagens para ver com mais detalhe

Com a Edits é possível captar vídeos com durações até 10 minutos, editá-los e partilhá-los diretamente no Instagram ou Facebook. Se desejar, também pode exportar os vídeos, com qualidade elevada e sem marcas de água, e partilhá-los onde quiser.

A app conta com várias ferramentas de edição, incluindo uma timeline para organizar conteúdos com maior precisão, opções de melhoria de imagem além de efeitos e transições.

Segundo a Meta, a Edits dispõe de uma opção de análise em tempo real para ajudar os criadores a compreender os interesses dos seguidores e que tipos de conteúdo funcionam melhor com o seu público.

A tecnológica explica que está a desenvolver ainda mais funcionalidades para a Edits, que chegarão no futuro à app, incluindo opções para edições mais precisas e colaboração com outros criadores, sem esquecer a integração de efeitos “alimentados” por IA.

A Edits está disponível para Android, na Play Store, e para iOS, na App Store, podendo ser descarregada gratuitamente. Note-se que, para usar a app, precisa de ter uma conta no Instagram.