A iTunes, PlayNowArena e Vodafone Music Store são as lojas de música que oferecem um melhor serviço aos internautas portugueses. A avaliação é feita pela Deco, no artigo que faz capa na edição da revista Proteste do mês de Fevereiro, e destaca o portal da Apple como "Melhor do Teste".

"Catálogo muito completo. Sítio bem concebido, com navegação rápida e intuitiva. Fornece ainda audiobooks, podcasts e aplicações. Transferência rápida. Excelente software de reprodução de ficheiros multimédia. Sem restrições à cópia. Não permite recuperar ficheiros perdidos pelos quais se pagou", refere o artigo relativamente à iTunes Music Store.

A loja de música da Apple recebe também o galardão de "Escolha Acertada", a par da PlayNowArena, da responsabilidade da Sony Ericsson.

Para o artigo, a Deco/Proteste analisou um total de sete serviços, os "mais interessantes a partir de Portugal", atendo a critérios como navegação, pagamento, compatibilidade e recuperação de faixas.

Além das lojas mencionadas anteriormente, foram analisadas a
Nokia Ovi Player, a Música Online, a Optimus Music Store e a QMusika - estas duas últimas "desaconselhadas".

No geral, a associação de defesa do consumidor considera que a Internet é, cada vez mais, uma opção para os amantes da música, "com preços acessíveis e poucas restrições à cópia", referindo, no entanto, "que nem todos os sítios são intuitivos nem, em caso de avaria do computador com perda de dados, permitem recuperar música paga".

A Deco nota ainda, com agrado, que alguns sítios analisados deixaram de recorrer a restrições à cópia.