A DECO PROTESTE e a Google juntaram-se para criar um novo projeto que quer ajudar os consumidores a estarem mais bem informados sobre como utilizar a Internet de forma segura.

Direcionado para pessoas com mais de 50 anos, o website Net&Siga, reúne informações sobre como fazer compras online, usar as redes sociais, ou ainda aceder a serviços de homebanking ou do Estado.

De acordo com dados de um estudo europeu de 2020 citado pela DECO em comunicado, 23% dos portugueses não fazem compras na internet por desconfiarem da segurança dos pagamentos online. De um modo mais geral, cerca de 30% da população do país nunca teve acesso à internet, com uma maior incidência nas áreas rurais, e a faixa etária com mais de 50 anos é das que menos a utiliza.

No que toca à utilização de Internet, Portugal conta com uma média de 27%, um valor abaixo da média europeia de mais de 45%, fazendo com que seja o Estado-membro mais reticente em matéria de transações online, avança a associação de defesa do consumidor.

Segundo Tito Rodrigues, Public Affairs & Media Relations da DECO PROTESTE, a parceria com a Google tem em vista o reforço da “literacia digital junto dos portugueses com mais de 50 anos, que, no meio desta corrente pandémica, se viram forçados a uma acelerada conversão ao digital”, disponibilizando “ferramentas para que possam tirar o máximo partido da Internet”.

O responsável detalha ainda que, as burlas online aumentaram fortemente desde o começo da crise de saúde pública, num aumento estimado de 250%. “Com um aumento tão significativo, e bem sabendo da iliteracia digital de muitos dos utilizadores mais seniores neste mundo novo, estimamos que grande parte dos lesados tenham sido pessoas com mais de 50 anos, sobretudo pela impreparação e/ou desconhecimento das regras de funcionamento de algumas aplicações ou sites”, explica Tito Rodrigues.

Para já, na primeira fase do projeto, o responsável indica que o objetivo será partilhar toda a informação considerada fulcral através do canal digital. Mais tarde, e “assim que a pandemia o permita”, a organização espera levar o projeto junto das populações.

COVID-19 fez aumentar os esquemas de fraudes online. O que fazer para se manter protegido?
COVID-19 fez aumentar os esquemas de fraudes online. O que fazer para se manter protegido?
Ver artigo

A 15 de janeiro o país voltou a entrar em confinamento e a DECO alerta que é possível que, voltem a surgir esquemas fraudulentos online. Assim, a associação recomenda novamente atenção redobrada a todas as comunicações que chegam até si, seja por email, SMS ou pelas redes sociais, desconfiando de tudo o que lhe pareça bom demais ou suspeito e confiando apenas em comunicações de organismos oficiais.