A ação conjunta quer dar ao utilizador do site Net Viva e Segura o acesso a regras que permitam uma navegação segura na internet, uma vez que, com a implementação de novas tecnologias e a crescente interdependência das redes, aumentam também os riscos associados, lembram os promotores.

Cerca de 55% por internautas portugueses desconhecem os riscos na internet, segundo o estudo Eurobarometer 2015, estando Portugal no "top 10" dos mais expostos ao cibercrime entre os países da União Europeia, com cerca de 24% dos utilizadores portugueses de computadores a depararem-se com malware pelo menos uma vez por ano naquela que é uma das taxas mais elevadas da União Europeia.

Tendo em conta este panorama, a partir do Net Viva e Segura são promovidas ferramentas e opções disponíveis para uma navegação online sem problemas, nomeadamente para proteger a ligação e escolher uma palavra passe segura, para configurar com segurança o smartphone e contas online, através de, por exemplo, a verificação em dois passos.

A gestão da privacidade e dos dados do utilizador e as transferências e compras online são também alguns dos temas focados no site que não esquece as advertências aos mais novos.

Aos mais pequenos é explicada qual a importância dos filtros de conteúdos, como estabelecer regras para o uso dos dispositivos ou como podem identificar perigos que podem ocorrer na rede.

Para além do lançamento do site, a Deco Proteste e a Google organizam quatro conferências NETtalks em Lisboa, Coimbra, Porto e Évora, com a primeira a realizar-se na capital, a 16 de novembro.

Dirigidas especialmente aos jovens, as NETtalks são formações presenciais de 60 a 90 minutos que vão servir como espaços de informação, conhecimento, debate e reflexão sobre temas do mundo digital, que vão desde “Privacidade na rede” a “Transações e compras” e “Aplicações e Jogos”.

Os presentes nestas conferências poderão participar num concurso que passa pela realização de um vídeo sobre o que aprenderam com a iniciativa.