A Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (Deco) anunciou esta quarta-feira que vai avançar com uma ação em tribunal contra o Facebook para garantir que os portugueses com conta naquela rede social sejam indemnizados pelo uso indevido de dados. "Vamos avançar com uma ação em tribunal contra o Facebook. O nosso objectivo é garantir que os portugueses com conta naquela rede social sejam indemnizados pelo uso massivo e indevido dos seus dados", avança a Deco em comunicado, citado pela Lusa.
A Deco sublinha que o fundador do Facebook, Mark Zuckerberg, prometeu às associações de consumidores de Portugal, Brasil, Bélgica, Espanha e Itália que iria avaliar a atribuição de uma compensação às pessoas cujos dados tenham sido abusivamente utilizados por outras aplicações que operam na rede social. "Até agora não recebemos uma proposta, pelo que vamos avançar para tribunal", afirma a associação.
Segundo os cálculos da associação, apoiada pela Universidade de Madrid, um consumidor que esteja registado no Facebook desde 2010 poderá ter direito a 200 euros de indemnização. O resultado da conta dependerá do ano em que a conta foi criada.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
20 anos de Halo 2 trazem mapas clássicos e a mítica Demo E3 de volta -
App do dia
Proteja a galáxia dos invasores com o Space shooter: Galaxy attack -
Site do dia
Google Earth reforça ferramenta Timelapse com imagens que remontam à Segunda Guerra Mundial -
How to TEK
Pesquisa no Google Fotos vai ficar mais fácil. É só usar linguagem “normal”
Comentários