A Dell e a Napster formaram uma parceria que pretende facilitar o acesso ao serviço de música online nas universidades americanas. A parceria prevê a disponibilização de um pacote de hardware e software (serviço de música digital do Napster com o servidor PowerEdge 1855 da Dell), que permite fazer o download de músicas e outros conteúdos na Internet. O objectivo é alcançar o maior número possível de universitários e afastá-los da partilha ilegal de ficheiros.

Com este serviço todos os estudantes poderão usar os servidores para arquivar as músicas do catálogo Napster, permitindo que a velocidade de processamento da rede continue rápida enquanto centenas de utilizadores fazem downloads de músicas ao mesmo tempo, explica um comunicado.

A Universidade de Washington será a primeira instituição a aderir à iniciativa que, segundo as empresas, deverá ser lançada em meados de Setembro.

Nos termos do acordo, a Dell irá vender assinaturas Napster com desconto a escolas e universidades e oferecer preços especiais em pacotes que incluam também leitores de música digital Dell. O relançado Napster pretende com esta iniciativa aumentar a sua participação no ambiente universitário, um dos principais segmentos a utilizar este tipo de serviço.

A aliança foi estabelecida uma semana depois do Supremo Tribunal americano considerar que os serviços de troca de ficheiros P2P, como o Morpheus e o Grokster, deveriam ser responsabilizados pelo comportamento dos seus clientes, que muitas vezes utilizam esta tecnologia para partilhar ilegalmente filmes ou música desrespeitando direitos de propriedade intelectual.

A decisão do tribunal foi saudada pelas discográficas e produtoras de filmes e considerada um estímulo para os negócios online legalizados, como os oferecidos pela Napster, Apple e RealNetworks.

Notícias Relacionadas:

2005-06-15 - Ericsson e Napster levam música aos telefones móveis

2005-05-27 - Música no topo dos interesses de utilizadores jovens de serviços de mobilidade

2005-05-11 - Yahoo lança serviço de música online