(Actualizada) Está disponível a partir de hoje o site Internet Segura, uma iniciativa co-financiada pela União Europeia que disponibiliza informação para uma utilização mais segura da Internet, pensada para o público em geral.



O Internet Segura é também uma plataforma de recepção de denúncias para conteúdos de Internet ilegais ou ofensivos, nomeadamente relacionados com a pornografia infantil, e funcionará em coordenação com uma linha telefónica - a Linha Alerta - que receberá o mesmo tipo de queixas.



As queixas recebidas através da linha telefónica ou da página de Internet são encaminhadas para as autoridades e posteriormente investigadas. O projecto é a concretização de uma intenção anunciada a 6 de Fevereiro de 2007, no dia da Internet Segura.



O Internet Segura será formalmente apresentado no próximo dia 5 de Julho na Fundação para a Computação Científica Nacional. A iniciativa é da responsabilidade de um consórcio coordenado pela UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento que também envolve a Direcção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular do Ministério da Educação, a FCCN e a Microsoft Portugal e beneficiou de financiamento comunitário no âmbito do programa Safer Internet Plus.



Tito Morais, fundador do site MiudosSegurosNa.Net reagiu ao lançamento do novo site e hotline portugueses para incrementar a segurança na Internet congratulando-se e referindo que Portugal se torna "o 22º país dos 27 membros da União Europeia a dispor de uma hotline", o que na opinião do responsável demonstra alguma atraso na implementação de um projecto com estas características.



"Lamentavelmente ficam ainda por tratar os conteúdos lesivos, tais como aqueles que se prendem com o cyberbullying, entre outros, que são hoje motivo de grande preocupação para muitas famílias, escolas e comunidades em Portugal", acrescenta Tito Morais em comunicado.



Nota de redacção: A notícia foi actualizada com comentários de Tito Morais autor do site MiudosSegurosNa.Net.


Notícias Relacionadas:

2007-02-05 - Portugal comemora Dia Europeu da Internet Segura enquanto espera aprovação de candidatura