Com vista a massificar o sufixo de endereço de sites da Web e de correio
electrónico, o Departamento de
Comércio
dos Estados Unidos aprovou ontem o alargamento do domínio de topo ".edu", de modo a permitir que instituições como escolas de beleza, teológicas e de ensino à distância o possam utilizar, informou a Associated Press.

Durante vários anos, o nome de domínio de topo ".edu" esteve restringido a universidades com cursos com a duração mínima de quatro anos nos Estados Unidos.

Em 2001, o Educause, um consórcio tecnológico universitário, ficou encarregue de gerir o sufixo e alargou a possibilidade de utilização a colleges comunitários (entidades que administram cursos de dois anos para estudantes com poucos recursos financeiros), que são acreditados pelos mesmos grupos regionais que reconhecem as instituições que prestam cursos com a duração de quatro anos.

Posteriormente, o consórcio tecnológico recomendou a realização de alterações adicionais de forma a incluir escolas aprovadas por organizações de acreditação especial reconhecidas pelo Departamento de Educação dos EUA.

Alguns críticos pertencentes a universidades prestigiadas como Princeton ou Harvard consideram que a
expansão irá desprestigiar a presença online das instituições que administram cursos com uma duração igual ou superior a dois anos.

Por outro lado, outros queixam-se de que a medida poderá confundir os
potenciais estudantes a equipararem colleges comunitários não-lucrativos com escolas comerciais de formação. Mas, os beneficiados
consideram que a decisão irá acabar com a discriminação.

Algumas instituições estrangeiras como a London Business School e think tanks - centros de
pesquisa em política económica, social e tecnológica - como a Brookings Institution receberam os seus nomes ".edu" antes das restrições terem entrado em vigor e puderam manter os seus endereços. Mas, actualmente, não seriam elegíveis, mesmo tomando em conta este recente alargamento.

Até agora, cerca de 7.500 nomes de domínios de topo ".edu" foram atribuídos a mais de seis mil organizações. Neste momento, o Educause está a compilar as listas das novas instituições elegíveis, sendo que estas poderão obter o sufixo já a partir de meados de Abril.

Notícias Relacionadas:

2001-04-12 - Governo
norte-americano dá dominio ".edu"