Entre Janeiro e Junho deste ano foram registados 1.237 novas vulnerabilidades no Windows, o que corresponde a uma média semanal de 48 falhas de segurança, que conduziram a um aumento do número de PCs infectadas e dos perigos para a segurança dos utilizadores.



Um estudo realizado pela Symantec revela ainda que o número de ataques a plataformas de comércio electrónico aumentou nos primeiros seis meses do ano e que as técnicas utilizadas nos ataques têm também sofrido alterações, apresentando um maior nível de sofisticação e uma motivação cada vez mais financeira.



Cerca de 16 por cento do total de ataques registados nos seis meses em análise foram dirigidos à indústria do comércio electrónico, com um crescimento significativo dos ataques phishing. Nos seis meses anteriores ao estudo apenas quatro por cento dos ataques registados visavam o comércio electrónico.



O documento sublinha ainda o crescimento das redes robot utilizadas para permitir aos spammers enviar mensagens publicitárias de forma anónima, fontes conhecidas de vírus que por ali se difundem em larga escala.



Este tipo de redes, no período em análise, aumentou de duas mil para 30 mil, dentro do universo monitorizado pela Symantec, detalha Alfred Huger, director para a área de engenharia da segurança da Symantec em declarações ao New York Times.



Ainda segundo o mesmo estudo, no período em análise foram detectados 4.496 vírus e worms dirigidos a sistemas Windows, quatro vezes e meio mais que no mesmo período do ano passado.



Notícias Relacionadas:

2004-07-14 - Microsoft corrige sete novas falhas de segurança e anuncia nova iniciativa


2003-04-07 - Ameaças de segurança informática aumentam exponencialmente em 2003

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.