Durante o mês de Dezembro, no período entre dia 1 e dia 25, os portugueses realizaram mais transacções pela Internet com o MBNet, numa subida de 41 por cento face ao ano anterior. Os números são de um balanço da SIBS, citado pelo Jornal de Notícias.

De acordo com a entidade que gere a rede Multibanco, o número total de compras realizado neste período através da Internet foi de 77.648, correspondendo a um valor de 3.798.561 euros, numa subida de 26 por cento face a 2007.

A subida no volume e valor das compras realizadas na Internet é bastante mais significativa do que a registada nos terminais de pagamento nas lojas (TPAs), onde a SIBS reporta uma subida de 4 por cento face ao mesmo período de 2007.

Já nos levantamentos em caixas automáticas Multibanco, o crescimento foi de 3 por cento, com uma média de levantamentos de 71 euros no Porto e 65 euros em Lisboa.

Estes números são positivos face ao último balanço feito pela SIBS, referente ao período até 21 de Dezembro, onde se registava uma quebra de 2 por cento nos pagamentos em terminais nas lojas e de 1 por cento no número de levantamentos em caixas automáticas.

Nessa altura o relatório da SIBS apontava para uma redução das operações de 39 milhões de euros nas lojas e de 56 milhões de euros nos levantamentos em Multibanco, mas não adiantava números para as compras na Internet.