Já encontrou um desconto demasiado bom, ou um preço demasiado baixo, em que é difícil de acreditar? Vale mesmo a pena verificar duas vezes antes de se deixar seduzir pela pechincha, até porque as fraudes no comércio eletrónico estão a aumentar.
A propósito da Black Friday e da Cyber Monday que se assinalam nos próximos dias, a Direção-Geral do Consumidor (DGC) divulgou um conjunto de sete dicas que podem ajudar os internautas a fazerem compras mais seguras, mas também informação sobre a atividade fiscalizadora.
Segundo os dados partilhados, entre o início de 2019 e novembro de 2021, foram fiscalizados pela Autoridade de Segurança Alimentar e Económica mais de 32.500 operadores quanto às práticas comerciais com redução de preço. São operadores de vendas em loja física (2.759) e em linha (29.780).
O número de infrações detetadas é elevado, especialmente nas lojas online. No total, em estabelecimentos físicos, o número de infrações foi de 260, o que se traduz numa taxa de incumprimento de 9%, ao passo que foram registadas 1.812 infrações em linha (6% de taxa de incumprimento específica), diz a DGC.
"O número de processos por contraordenação decididos é de aproximadamente 1.780 e ascende a 1.569.222,65 euros de coimas aplicadas", refere ainda a autoridade.
No que respeita às infrações mais frequentes no domínio das vendas com redução de preços, relativamente ao mesmo período (2019-2021), independentemente do método de venda, verificou-se que a infração com maior destaque foi o «desrespeito das regras do anúncio de venda com redução de preços».
É por isso que "a DGC recomenda prudência e atenção no momento da escolha e da compra de bens de consumo ou serviços, particularmente em época de Black Friday e Cyber Monday", lembrando também que "a ASAE, em cumprimento das suas competências, estará especialmente atenta neste particular período".
A DGC divulgou também um conjunto de 7 dicas que pretendem ajudar os consumidores a fazerem compras mais seguras.
A autoridade avisa que as consumidores devem verificar antecipadamente os preços na loja e na internet para poderem avaliar a relação entre o preço e o desconto praticado, designadamente através de comparadores de valores de venda de produtos, assim calculando as vantagens oferecidas.
Devem, ainda, ser verificadas as políticas de trocas e de devoluções praticadas em cada estabelecimento e ter especial cuidado com as falsas promoções. "Os consumidores devem reclamar caso detetem publicidade agressiva ou enganosa, uma vez que constituem práticas proibidas, sendo a DGC a entidade competente nesta matéria", indica.
Veja também os conselhos que o SAPO TeK reuniu para esta época de compras e o dossier com as melhores oportunidade para a Black Friday.
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