Começa amanhã um programa promovido pela Microsoft Portugal em parceria com o Ministério da Educação com vista a preparar os directores das escolas do ensino básico e secundário para os novos modelos de gestão das escolas.

Denominado Líderes Inovadores, conta com a participação de especialistas nacionais e internacionais nas áreas da "gestão estratégica, marketing, liderança e inovação, gestão de equipas", avança a tecnológica em comunicado.

Workshops, formação online, trabalhos autónomos, conferências e debates são algumas das modalidades de formação previstas, numa acção com o objectivo de "incutir maior responsabilização e pro-actividade aos profissionais da educação, promovendo uma mudança organizacional nas escolas", detalha a mesma fonte.

O programa desenvolve-se em três etapas. A primeira fase, com início amanhã, na Universidade Lusófona, será constituída por workshops. A segunda etapa está orientada para a realização de um plano de melhoria e desenvolvimento para a escola e a terceira passa pela avaliação da implementação dos planos de melhoria.

Dezembro de 2010 é a data prevista para conclusão dos trabalhos.

A coordenação científica está a cargo de José Canavarro (professor da Universidade de Coimbra e ex-secretário de Estado) e entre os especialistas convidados estão confirmados os nomes do ex-ministro da Educação Roberto Carneiro e dos professores universitários Jorge Adelino Costa (Universidade de Aveiro), Manuel José Damásio (Lusófona) e Natércio Afonso, que coordenou o estudo do Ministério da Educação sobre "Aprendizagem na Educação".

Presença assegurada serão também os responsáveis de empresas (que acompanharão a criação e implementação dos Planos de Melhoria nas Escolas) como a NDrive, Sumol/Compal, Merck, Parpública, BESI, CIP, BluePharma ou de instituições bancárias como o BES ou Montepio.