Está temporariamente offline o controverso 118 800, um directório de telemóveis, acessível através da Internet que permite pesquisar entre 15 milhões de números. Problemas técnicos e melhoria das funcionalidades são as razões apresentadas pelos seus promotores.

O serviço foi lançado no passado mês de Junho, envolto em polémica. Em causa estariam a privacidade dos dados dos detentores dos números de telefone móveis recolhidos. O directório cobrava uma libra por acesso a cada um dos números.

A Connectivity, empresa que gere o118 800, asegurou que todos os dados disponibilizados eram do domínio público e cumpriam a lei, mas recentemente o ICO, autoridade independente no Reino Unido responsável por regular o acesso à informação oficial sobre dados pessoais, fez saber que gostaria de falar com os responsáveis pelo serviço, refere o The Guardian.

Nas poucas semanas em que esteve online, o 118 800 recebeu milhares de pedidos de consumidores que desejavam eliminar os seus dados do directório. Ao que tudo indica, as soliçitações foram tantas que o serviço acabou por ficar sobrecarregado.

A Connectivity refere que a suspensão do serviço, que se anuncia "temporária", se deve a "problemas técnicos" e que, possivelmente será necessário reconstruir parte do site.

A empresa assegura ainda que todos os pedidos de eliminação de dados realizados até à data da suspensão estão já a ser processados e não necessitam de ser reenvidados. Contudo, até o serviço estar outra vez operacional as solicitações estão suspensas, mesmo por telefone e por sms.