A conclusão é da E.Life que, através do seu serviço TV Meter, analisou o buzz gerado no Facebook e no Twitter pelo discurso do Presidente da República, a 10 de junho último, entre as 10h e as 20h.

O estudo, que analisou termos como "cavaco" ou "presidente" + "discurso" espelhou bem o descontentamento dos internautas em relação ao discurso de Cavaco Silva, registando um total de 247 depoimentos de 209 utilizadores, que geraram um alcance de 511.640 possíveis impactados.

Entre os posts em estudo destacaram-se as críticas a diferentes pontos do discurso bem como referências aos protestos após o evento. Temas como a agricultura, a falta de defesa dos interesses dos portugueses e ainda a pouca clareza em relação às finanças nacionais destacaram-se entre as publicações.

Foi referida ainda a inadequação do discurso face à crise do país e vários posts focaram o erro cometido pelo Chefe de Estado ao dirigir-se ao povo português como "cidadões", indica a E.Life numa nota enviada à imprensa.

O Facebook foi a rede social mais utilizada para deixar comentários acerca do discurso de Cavaco Silva, com uma percentagem de 67% em relação às publicações analisadas.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico