
O documento é da responsabilidade da Comissão Europeia contra o Racismo e a Intolerância e observa tendências como o racismo, a xenofobia e a intolerância nos países que fazem parte do circulo do Conselho da Europa.
O aumento dramático dos discursos de ódio na Internet é considerado uma consequência direta de um conjunto de fenómenos, como os conflitos no Médio Oriente, a violência dos movimentos islâmicos na Europa e a chegada à região de quantidades massivas de imigrantes.
Os autores do estudo identificam um crescimento rápido dos discursos de ódio nas redes sociais e apelam aos Estados-membros que ainda não o fizeram para que assinem um protocolo adicional à Convenção para o cibercrime.
Até agora, apenas 18 dos 47 Estados do conselho da Europa ratificaram o protocolo, que criminaliza atos racistas e xenófobos cometidos online, proibindo a discriminação. Portugal não está entre os países que já ratificaram o protocolo.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Clair Obscur: Expedition 33 é uma carta de amor de França aos RPGs japoneses -
App do dia
Bomber Friends inspira-se no clássico Bomberman numa experiência multijogador online para oito amigos -
Site do dia
Grave o ecrã com a extensão Supercut e partilhe rapidamente o vídeo -
How to TEK
Já pode trocar o assistente da Google pelo ChatGPT no smartphone. Veja como
Comentários