A relação entre o novo Presidente dos Estados Unidos e a Web 2.0 está para continuar. Barack Obama criou a sua própria página no YouTube, convertendo a sua administração na primeira a ter um directório desta natureza online.

Mais uma vez, o presidente norte-americano volta a fazer história com a sua administração a tirar mais partido das vantagens da Internet para levar a todo o mundo a sua missão.

Como tal, Obama irá inaugurar uma nova tradição e começará a emitir os seus discursos semanais, aos sábados, naquela que é a plataforma de partilha de vídeos mais famosa do momento.

A primeira emissão aconteceu sábado passado e as próximas seguir-se-ão de forma consecutiva, sendo publicadas tanto no YouTube como na página oficial do presidente - onde surge o discurso por escrito -, MSN, Yahoo e AOL.

Com esta estratégia, Barack Obama tenta associar a sua missão às novas tendências da comunicação, tendo por meta chegar ao maior número de cidadãos possível, especialmente os mais jovens que são os que mais consomem os serviços online.

Ainda assim, a decisão do presidente já conseguiu levantar críticas, com os mais impetuosos a associarem a amizade de Obama com Eric Schmidt, presidente da Google, à escolha do YouTube como canal privilegiado para as emissões semanais.