Março de 2011 é a nova data agendada para a próxima reunião do ICANN, altura em que deverá ser relançada a discussão sobre a criação de cerca de meia centena de novos domínios para os endereços de Internet.

O assunto foi debatido no último encontro do Internet Corporation for Assigned Names and Numbers, que decorreu a semana passada, em Cartagena, na Colômbia, mas a tomada de decisão acabou por ser adiada pelos cerca de 120 especialistas presentes.

Em cima da mesa estavam propostas de criação de domínios específicos referentes a cidades como Nova Iorque (.nyc), Barcelona (.bar) ou Valência (.val), comunidades (.família ou .gay, por exemplo) ou sites com determinado tipo de conteúdos, como o .xxx, do qual muito se tem falado.

O domínio destinado a sites com conteúdos para adultos já tinha sido pré-aprovado em Junho, esperando-se que a sua entrada em vigor acontecesse depois de o organismo detalhar, na reunião deste mês, algumas questões que permitiriam o surgimento dos primeiros endereços com a nova extensão. Mas não foi isso que aconteceu, com vários meios internacionais a avançarem este "retrocesso" como consequência da polémica gerada em torno do assunto.

Já quanto aos restantes "mais de 500 domínios específicos" propostos, o Diário de Notícias afirma que o "objectivo do adiamento passa por deixar que se criem condições para que a operação desses domínios seja mais segura, o que poderá acontecer com a consolidação do protocolo IPv6".

A mesma fonte adianta que a criação de cada domínio deverá importar o pagamento de cerca de 140 mil euros, para a análise da viabilidade, por parte da entidade que faz a proposta.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.