
Março de 2011 é a nova data agendada para a próxima reunião do ICANN, altura em que deverá ser relançada a discussão sobre a criação de cerca de meia centena de novos domínios para os endereços de Internet.
O assunto foi debatido no último encontro do Internet Corporation for Assigned Names and Numbers, que decorreu a semana passada, em Cartagena, na Colômbia, mas a tomada de decisão acabou por ser adiada pelos cerca de 120 especialistas presentes.
Em cima da mesa estavam propostas de criação de domínios específicos referentes a cidades como Nova Iorque (.nyc), Barcelona (.bar) ou Valência (.val), comunidades (.família ou .gay, por exemplo) ou sites com determinado tipo de conteúdos, como o .xxx, do qual muito se tem falado.
O domínio destinado a sites com conteúdos para adultos já tinha sido pré-aprovado em Junho, esperando-se que a sua entrada em vigor acontecesse depois de o organismo detalhar, na reunião deste mês, algumas questões que permitiriam o surgimento dos primeiros endereços com a nova extensão. Mas não foi isso que aconteceu, com vários meios internacionais a avançarem este "retrocesso" como consequência da polémica gerada em torno do assunto.
Já quanto aos restantes "mais de 500 domínios específicos" propostos, o Diário de Notícias afirma que o "objectivo do adiamento passa por deixar que se criem condições para que a operação desses domínios seja mais segura, o que poderá acontecer com a consolidação do protocolo IPv6".
A mesma fonte adianta que a criação de cada domínio deverá importar o pagamento de cerca de 140 mil euros, para a análise da viabilidade, por parte da entidade que faz a proposta.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Microsoft: 50 anos de história e os marcos da empresa que redefiniu o software na computação pessoal -
App do dia
Pondlife é um jogo relaxante que ensina mais sobre os peixes e animais marinhos -
Site do dia
Aprenda acordes de guitarra gratuitamente através do FretMap -
How to TEK
Instagram muda layout e substitui quadrados por retângulos nos perfis. Como se adaptar ao novo formato?
Comentários