(Atualizada) As novas regras foram hoje publicadas no site da associação DNS.pt, que clarifica uma série de mudanças ao registo de domínios, nomeadamente na transferência de propriedade.

A possibilidade de registo de domínios com apenas duas letras - que até agora não era permitida - é a mudança mais relevante nas novas regras, e Luísa Geifão, presidente da associação, admitiu ao TeK que é a "mais apetecível".

As novas regras entram em vigor já a 16 de junho, mas o registo de domínios com duas letras só estará disponível a 1 de novembro.

Em outubro o DNS.pt vai divulgar a lista dos domínios que podem ser registados, até porque algumas estão indisponíveis por corresponderem a domínios TLD (Top Level Domain) ou por se enquadrarem noutras limitações, como os nomes geográficos, por exemplo. Nestes dois âmbitos enquadram-se o pt.pt ou tu.pt, por exemplo, enquanto o lx.pt não estará também disponível por corresponder à designação de Lisboa.

Luisa Geifão adiantou ao TeK que vão estar disponíveis cerca de 2.300 combinações e que o interesse nestes dominios é grande, esperando-se grande adesão dos registars.

O preço dos registos destes domínios vai ser diferente dos atualmente praticados (cerca de 22 euros para um ano), mas esse valor está ainda a ser definido e só será divulgado em data mais próxima do lançamento.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Fátima Caçador

Nota da Redação: A notícia foi atualizada com a informação da publicação das regras e o link para o documento.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.