A partir de 7 de Dezembro tem início o período de registo de domínios no endereço de topo .eu, que envolve os endereços web europeus. Os primeiros quatro meses estão reservados para as marcas registadas, abrindo-se depois as inscrições para o resto dos endereços de Internet.



A previsão do EURid é de que os registos estejam abertos ao público em Abril de 2006, culminando o processo de disponibilização dos endereços Web.



O processo de criação do domínio .eu foi demorado, mas também a própria abertura do domínio para registos não tem sido fácil. As regras para os registos foram publicadas em meados de 2004 e na altura previa-se a abertura dos registos para Novembro desse ano, mas o ICANN acabou por dar o seu aval apenas em Março deste ano.



Os sucessivos adiamentos culminam agora na nova data, ontem anunciada pelo consórcio EURid, estando igualmente previstas apresentações em seis cidades europeias com o objectivo de promover o registo deste domínio europeu.



Portugal aparece na lista de registars acreditados com três nomes, o OK2EU, registado pela MarketWare, e ainda a J.E. Dias Costa e a J. Pereira da Cruz. Também a AMEN comunicou que iniciou em Setembro uma campanha de pré-registo, fruto da sua acreditação a nível internacional.




Ao todo estão já aprovados pela EURid quase 470 parceiros para recolha de registos de domínios.

Notícias Relacionadas:

2005-03-24 - Domínio ".eu" recebe aprovação do ICANN

2004-05-06 - Regras do domínio .eu publicadas no Jornal Oficial da União Europeia

2004-01-11 - EURid prevê entrada em funcionamento de domínio Internet ".eu" para Novembro