O domínio Internet de topo .eu alcançou durante este mês os três milhões de endereços registados, colocando-se em quarto lugar em popularidade na Europa, e em nono em termos mundiais.

O endereço Internet .eu número três milhões foi registado no passado dia 11 de Janeiro, por um cidadão alemão, dois anos e meio após o lançamento do domínio.

A Alemanha é efectivamente o país que lidera a lista de registos entre os países da UE, com 30%, seguida da Holanda (14%), do Reino Unido (12%),da França (8%) e da Polónia (6%). Portugal fica-se pelos últimos lugares, com apenas 1,1 domínios .eu por cada mil habitantes, segundo dados da Comissão Europeia.

"Os três milhões de domínios .eu reflectem a confiança dos internautas no domínio .eu" , considera Viviane Reding, comissária europeia para a Sociedade da Informação e Media. "Apraz-me constatar que são cada vez mais as pequenas e médias empresas a adoptar o domínio .eu como parte integrante da sua identidade (…) e é meu desejo profundo ver esse número aumentar ainda mais no futuro", acrescenta num comunicado de imprensa.

Com os três milhões de registos alcançados, o domínio .eu consolida, assim, a sua posição entre os dez maiores domínios de topo do mundo, como .com, .net. e .org.

O .eu começou por ser aberto aos titulares de direitos prioritários, a 7 de Dezembro de 2005. No início de Abril de 2006, o registo ficou acessível a todos os residentes e organizações com sede na UE. A gestão dos registos do domínio para a Europa foi confiada à EURid, uma organização independente sem fins lucrativos.

À data do seu primeiro aniversário, tinham sido registados 2,5 milhões de nomes de domínio .eu, aos quais se juntaram mais 300 000 em 2007.