O domínio Internet de topo .eu alcançou durante este mês os três milhões de endereços registados, colocando-se em quarto lugar em popularidade na Europa, e em nono em termos mundiais.

O endereço Internet .eu número três milhões foi registado no passado dia 11 de Janeiro, por um cidadão alemão, dois anos e meio após o lançamento do domínio.

A Alemanha é efectivamente o país que lidera a lista de registos entre os países da UE, com 30%, seguida da Holanda (14%), do Reino Unido (12%),da França (8%) e da Polónia (6%). Portugal fica-se pelos últimos lugares, com apenas 1,1 domínios .eu por cada mil habitantes, segundo dados da Comissão Europeia.

"Os três milhões de domínios .eu reflectem a confiança dos internautas no domínio .eu" , considera Viviane Reding, comissária europeia para a Sociedade da Informação e Media. "Apraz-me constatar que são cada vez mais as pequenas e médias empresas a adoptar o domínio .eu como parte integrante da sua identidade (…) e é meu desejo profundo ver esse número aumentar ainda mais no futuro", acrescenta num comunicado de imprensa.

Com os três milhões de registos alcançados, o domínio .eu consolida, assim, a sua posição entre os dez maiores domínios de topo do mundo, como .com, .net. e .org.

O .eu começou por ser aberto aos titulares de direitos prioritários, a 7 de Dezembro de 2005. No início de Abril de 2006, o registo ficou acessível a todos os residentes e organizações com sede na UE. A gestão dos registos do domínio para a Europa foi confiada à EURid, uma organização independente sem fins lucrativos.

À data do seu primeiro aniversário, tinham sido registados 2,5 milhões de nomes de domínio .eu, aos quais se juntaram mais 300 000 em 2007.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.