Os domínios ICANN.com e IANA.com foram desviados para outros servidores DNS na sequência de um ataque ao sistema de registars da entidade que gere os domínios de Internet. O ICANN admitiu ontem este ataque e está já a trabalhar em medidas de segurança que possam impedir a sua repetição.

Os endereços principais do ICANN e da IANA não foram afectados (estão em domínio .org) mas sim os endereços ICANN.com e IANA.com que são normalmente redireccionados para o site principal e foram desviados para outros endereços DNS.

O ICANN garante que o problema foi identificado e corrigido em 20 minutos mas devido a questões de replicação do DNS este desvio poderá ter-se prolongado por um período até 48 horas em algumas situações.

O ataque ao sistema dos registars (entidades autorizadas pelo ICANN para a gestão de nomes de domínios) é considerado sofisticado, combinando técnicas sociais e tecnologia. Em comunicado o ICANN afirma que está confiante que "a lição aprendida e as novas medidas de segurança introduzidas vão garantir que esta situação não se repetirá no futuro.

Apesar desta confiança, alguns dias depois deste ataque o ICANN foi novamente alvo de hackers, desta vez no blog e fruto de um exploit no software Wordpress. O problema foi entretanto também corrigido.

Notícias Relacionadas:

2007-12-11 - Analistas prevêem novas ameaças derivadas de falhas em servidores DNS

2006-03-21 - Ataques à estrutura da Internet alertam especialistas

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.