Durão Barroso, presidente da Comissão Europeia, responde no próximo dia 6 de outubro a perguntas dos cidadãos no YouTube. A iniciativa realiza-se a convite da Google e a propósito do discurso anual do Estado da União, que o antigo primeiro-ministro português fará amanhã.

No âmbito de uma parceria entre a Google e o canal europeu Euronews, Durão Barroso concede a 6 de outubro a sua primeira entrevista com transmissão mundial em direto, a cargo da Euronews e do YouTube.


Durante a conversa, o responsável vai responder a uma seleção de perguntas feitas pelos internautas que podem, a partir de hoje, submeter as suas questões. As questões podem ser apresentadas em qualquer língua (a ferramenta de tradução do Google assegura a tradução para a língua desejada) e podem visar qualquer tópico. Podem ainda ser apresentadas em vídeo, mas também podem ser escritas.


As questões submetidas serão votadas pelos internautas e selecionado um conjunto para dirigir ao responsável durante a entrevista, missão a cargo de um jornalista do Euronews, que vai moderar a sessão.


De acordo com uma nota publicada pela Google no blog oficial, a entrevista a Durão Barroso será o primeiro evento exibido na plataforma com transmissão multilingue em direto.
O WorldView é um canal do YouTube criado para recolher questões e votos do público e exibir entrevistas de personalidades mundiais. Está acessível a partir de qualquer localização, desde que o utilizador tenha uma ligação à Internet.


Também já passaram pelo WorldView personalidades como o presidente dos Estados Unidos, o primeiro ministro espanhol José Zapatero ou o primeiro ministro israelita Benjamin Netanyahu.
Podem ser submetidas questões para dirigir ao presidente da Comissão Europeia até ao próximo dia 5 de outubro.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico