João Dornellas já tem um perfil no Linkedin e planeava criar outro num serviço idêntico, mais focado nas áreas criativas, quando pensou em desenvolver uma aplicação para iPad para mostrar o seu percurso profissional.



O objectivo era fugir das plataformas convencionais, onde garantir alguma notoriedade ou diferenciação não é fácil, devido ao enorme número de utilizadores.



Pediu ajuda a um colega de trabalho programador, Filipe Barrenho, e começaram a trabalhar no assunto. O processo, como conta ao TeK, foi relativamente simples.



No início desta semana colocou o resultado online e foi surpreendido com cerca de uma centena de downloads em três dias, provenientes de 19 países. Ontem à noite os números já tinham aumentado para 230 downloads.

[caption]Nome da imagem[/caption]

O criativo da YDreams mostra-se satisfeito com o resultado da iniciativa, que por ser a primeira do género conseguiu impacto mediático e já foi citada em vários blogs e sites internacionais de tecnologia.



João Dornellas explica que na pesquisa que fez antes de desafiar o colega de trabalho a desenvolver a aplicação confirmou que existem já no mercado várias aplicações base para criar portfólios.



A diferença, face à sua, é que não são dedicadas ao utilizador que as usa e só funcionam no dispositivo onde são usadas, neste caso o iPad, não permitindo o upload na loja de aplicações.



O projecto terá servido sobretudo para experimentar uma inovação. Não tem objectivos comerciais nem potencial para fazer despertar uma nova área de conteúdos nas lojas de aplicações, que têm custos associados para quem lá quer marcar presença, defende João Dornellas.

Cristina A. Ferreira