A eBay pretende retirar o seu site Half.com e o respectivo nome de marca até ao final de 2004, de forma a completar o seu plano a longo prazo de fundir a loja online de produtos com desconto com o seu negócio de leilões, afirmou Kevin Pursglove, porta-voz da companhia, em declarações à C|net.



Segundo Pursglove, a eBay informou ontem os 65 empregados do Half.com do seu plano e da demissão de Josh Kopelman, presidente do site, que irá abandonar a empresa no próximo mês. A aquisição do Half.com pela eBay ocorreu em 2000 e envolveu o pagamento de 241 milhões de dólares em acções. O negócio integrou-se na estratégia da firma de leilões online de concorrer directamente com a Amazon.



Aquele responsável acrescentou que a eBay teve sempre a intenção de integrar o Half.com, um marketplace criado em 1999 de e para pessoas individuais com vista à venda de livros, CDs e DVDs a preços fixos, no seu site principal. A ideia de encerrar o Half.com já tinha sido planeada em 2001, mas o processo de transição sofreu uma desaceleração depois dos clientes do site se terem queixado.



Ao longo deste tempo, a eBay ten vindo a incluir várias funções do Half.com no seu site de leilões, como nomes de utilizador, sugestões dos clientes, assistência a clientes e registo. Mais de 22 por cento das vendas do site da eBay são actualmente efectuadas no formato de preço fixo.



O último passo no sentido da total fusão terá início no próximo ano, e consiste em transferir todos os items de venda indicados no Half.com para o site da eBay. A companhia irá também encerrar as instalações do Half.com em Filadélfia. Aos empregados serão oferecidas posições noutros escritórios da eBay. Em simultâneo, a empresa nomeou Mike Aufricht, um antigo executivo da Disney, como vice-presidente de média e sucessor de Josh Kopelman.


Notícias Relacionadas:

2002-07-23 - Utilizadores do eBay com possibilidade de vender artigos a preço fixo

2000-06-14 - eBay vai adquirir a Half.com