O novo Edge, o browser da Microsoft assente em Chromium, o mesmo motor que suporta o Chrome da Google, vai começar a chegar aos computadores que têm a mais recente versão do sistema operativo através do Windows Update.

De acordo com uma publicação da Microsoft na página de apoio ao utilizador, o browser será instalado automaticamente nas versões 1803 ou superiores do Windows 10. A implementação da mudança será gradual, chegando de forma faseada aos quase mil milhões de utilizadores do sistema operativo da Microsoft.

Com a atualização através do Windows Update, chegam também algumas mudanças ao navegador, incluindo a substituição total da versão antiga pela nova no computador. A empresa detalha que todos os dados guardados continuarão a estar disponíveis.

Ao longo dos últimos meses, a gigante tecnológica tem vindo a fazer vários upgrades ao Edge. No final de maio, por exemplo, uma atualização passou a disponibilizar a possibilidade de passar mais facilmente todas as extensões instaladas noutros browsers para o navegador da Microsoft.

O novo Edge baseado em Chromium já chegou e promete mais “velocidade”, privacidade e produtividade
O novo Edge baseado em Chromium já chegou e promete mais “velocidade”, privacidade e produtividade
Ver artigo

A mais recente versão do Edge chegou em janeiro deste ano com a promessa de ser um browser com um desempenho mais rápido e com uma maior ênfase na segurança e privacidade, incluindo uma ferramenta que permite ao utilizador controlar quanta informação é partilhada com os websites que visita.

O sistema de proteção contra cookies de rastreamento pode também ser ajustado consoante as necessidades de quem o usa. Através do Microsoft Defender SmartScreen, o browser apresenta uma maior proteção contra software malicioso e esquemas de phishing.

Ao Edge chegaram também o Internet Explorer Mode, um modo de compatibilidade para aplicações online mais antigas, o Azure Active Directory, a integração do Bing no Microsoft Search e o suporte de streaming em 4K e de extensões baseadas em Chromium.