Mais uma vez a associação dos editores europeus de jornais diários (ENPA) decidiu lançar um alerta para os perigos que os agregadores de notícias trazem a este negócio, nomeadamente com a introdução de publicidade paga no Google News.

Embora considerem que cada um dos associados é livre de decidir se os seus conteúdos devem ou não ser disponibilizados no Google News, e estabelecer as compensações e preços para esse uso, a ENPA quer que o Google adopte um sistema de consentimento prévio (opt-in).

Este sistema é considerado essencial para se garantir uma base de discussão e parceria entre os agregadores de notícias e os editores.

Do lado da indústria foi desenvolvido uma solução que permite ao fornecedor de conteúdos definir o que pode ou não ser usado da informação que disponibiliza online.

Em comunicado a associação refere que a decisão recente de colocar anúncios no Google News cria mais dificuldades do que soluções. "Este pode afectar de forma definitiva as receitas de publicidade dos jornais no mundo online e colocar obstáculos a parcerias com o Google baseadas na confiança e no respeito das regras", refere o mesmo documento.

Recorde-se que a Associated Press foi uma das empresas de conteúdos que reagiu mais veementemente contra os agregadores de notícias, ameaçando processá-los.

Também os editores ibéricos consideraram a hipótese de agir legalmente contra o Google mas não são conhecidos quaisquer desenvolvimentos nesta matéria.