O dono da Tesla e da SpaceX é bastante ativo na rede social Twitter, tornando-se um alvo de excelência para diversos esquemas e fraudes relacionados com as criptomoedas. Ainda em fevereiro o bilionário “distribuía” 5.000 Ethereum para comemorar o lançamento de mais um Falcon 9. Esta é apenas mais um dos esquemas que utilizam o seu “perfil”, isto porque o Twitter permite aos utilizadores mudarem o nome que é visível nas suas contas, levando aos mais distraídos ou menos experientes na rede social ao engano.

Para combater as fraudes, o Twitter passará a trancar automaticamente as contas não verificadas, cujo nome seja mudado para Elon Musk. Para voltar a desbloqueá-las, as contas terão de estar associadas a um número de telefone e passar num teste de segurança “CAPTCHA”.

Segundo adianta o The Verge, a rede social introduziu esta medida como teste, fazendo parte de um esforço ao combate de spam e atividades maliciosas na plataforma, mas não refere se outras personalidades famosas, potenciais alvos fáceis de esquemas, estão igualmente protegidas.

A popularidade das moedas digitais e o baixo conhecimento de como obtê-las fazem os esquemas nas redes sociais aumentarem, algumas delas até bastante sofisticadas, como já admitiu o próprio Elon Musk. Outra pessoa constantemente “imitada” em esquemas de criptomoedas é o criador do Ethereum, Vitalik Buterin, que acabou por acrescentar ao nome da sua conta do Twitter a mensagem “Not giving away ETH” devido às inúmeras burlas associadas a si.

Embora o Twitter tenha começado em março a combater este tipo de esquemas, o nível de sofisticação tem aumentado. Algumas mensagens fraudulentas surgem apenas nas mensagens de resposta e não em “posts” criados de raiz, que chegam a ser confundidas por meios de comunicação, desencadeando o processo típico de propalação de “fake news”. Em junho o Twitter adquiriu a Smyte, uma empresa especialista em assuntos de segurança online, incluindo o spam, para reforçar o combate às fraudes na sua plataforma.