Elon Musk volta a apontar o dedo à OpenAI e a dois dos seus fundadores, afirmando que a empresa pôs os lucros e os interesses comerciais à frente do bem da humanidade. O multimilionário apresentou uma nova queixa contra a OpenAI, após ter recuado numa ação judicial anterior.
A nova ação judicial, apresentada no tribunal federal do norte da Califórnia, esta segunda-feira, diz que Sam Altman e Greg Brockman “manipularam assiduamente Elon Musk para que cofundasse a sua empresa alegadamente sem fins lucrativos”, ao prometer que a OpenAI seria mais segura e mais transparente do que as alternativas comerciais. No processo levantado por Elon Musk, este refere que as garantias sobre a estrutura sem fins lucrativos da OpenAI foram “o anzol para o longo engodo de Sam Altman”.
Elon Musk recorreu à justiça em março e fez acusações semelhantes às atuais, ao pedir responsabilidades à OpenAI pela alteração da missão sobre a qual foi fundada, que previa a investigação e desenvolvimento de inteligência artificial geral orientada para o bem da humanidade. Elon Musk dizia que a OpenAI violou o acordo de fundação entre si e outros cofundadores para manter a tecnologia da empresa em código aberto. A OpenAI apresentou o seu lado da história, com a partilha de mensagens de correio eletrónico.
Em junho, Elon Musk recuou na sua decisão de processar a dona do ChatGPT e os seus fundadores, sem justificação aparente, mas alegadamente porque não teria “pernas para andar”.
O processo agora apresentado é “muito mais contundente”, disse o advogado de Elon Musk, Marc Toberoff, ao The New York Times. O novo processo argumenta que a OpenAI violou as leis federais de extorsão numa conspiração para defraudar Elon Musk e que o contrato com a Microsoft revogaria os direitos da empresa liderada por Satya Nadella sobre a tecnologia da OpenAI assim que a inteligência artificial geral (AGI) fosse alcançada.
De recordar ainda que o dono da rede social X e da Tesla já ameaçou banir a utilização de iPhones nas suas empresas, caso a Apple venha a atualizar o iOS com as funcionalidades de ChatGPT, exatamente devido a estes princípios que Elon Musk acredita terem sido quebrados. Para o multimilionário, a parceria com a OpenAI para levar a tecnologia do ChatGPT para o iPhone representa uma“violação de segurança inaceitável”.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Mats Steen: a história de um jogador de World of Warcraft que foi além do virtual -
App do dia
Sky Force Reloaded: Um clássico arcade renovado para o século XXI -
Site do dia
Transcreva ficheiros áudio e vídeo em várias línguas e formatos com o Yescribe.ai -
How to TEK
Cansado de respostas na pesquisa do Google com elementos de IA? Saiba como desativar
Comentários