A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) alertou hoje para a circulação de mensagens de correio eletrónico fraudulentas que estão a ser enviadas a alguns contribuintes para que recebam um alegado reembolso.

“A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) tem conhecimento de que alguns contribuintes têm recebido mensagens de correio eletrónico supostamente provenientes da AT nas quais é pedido que se carregue num ‘link’ que é fornecido para recebimento de um alegado reembolso”, lê-se no alerta publicado no Portal das Finanças.

Autoridade Tributária e Aduaneira | Exemplo de email fraudulento
créditos: AT

As mensagens em causa indicam que o destinatário “está qualificado para receber um reembolso de imposto” num determinado valor e indicam um ‘link’ para a sua “solicitação”. A AT avisa que “estas mensagens são falsas e devem ser ignoradas”.

“O seu objetivo é convencer o destinatário a aceder a páginas maliciosas carregando nos ‘links’ sugeridos”, esclarece, salientando que, “em caso algum”, os destinatários devem efetuar a operação indicada.

Contas a pagar, encomendas perdidas e reembolsos a receber: Atenção às armadilhas do phishing
Contas a pagar, encomendas perdidas e reembolsos a receber: Atenção às armadilhas do phishing
Ver artigo

Os esquemas de phishing são uma das ameaças que mais tem crescido nos últimos meses, com os cibercriminosos a recorrerem a temas da atualidade e a afinarem as suas estratégias para levarem os utilizadores mais incautos a clicarem em links que levam a sites fraudulentos, ou que descarregam software que recolhe dados dos computadores.

As mensagens fraudulentas chegam por email, mas também por SMS, normalmente apelando a uma ideia aliciante. Nos últimos meses as mensagens estão centradas na recolha de encomendas dos CTT ou DHL, ou reembolsos de contas da EDP que se juntam ao phishing bancário para enganar os utilizadores.

Veja alguns dos exemplos de phishing que recebemos nas nossas caixas de correio

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.