Depois do Citibank, Wells Fargo e da PayPal, entre outras, terem sido vítimas do envio de emails em massa aos seus clientes com o objectivo de recolher informação pessoal e bancária, a Federal Deposit Insurance, entidade norte americana de seguro e supervisão bancária, alertou já as autoridades e os utilizadores para os emails fraudulentos que estão a ser enviados em seu nome. Estes simulam um alerta em relação à conta bancária dos destinatários e tentam obter informação a partir daí.



O email refere que foi negado o acesso à conta bancária dos destinatários por motivos de segurança, resultado de uma investigação do Department of Homeland Security baseado em "suspeitas de violação do Patriot Act.", alegando actos terroristas.



"Alguns deles fazem mesmo o trabalho de casa," comenta David Barr, um porta-voz da FDIC, em declarações à Cnet e acrescenta que a carta é na sua maioria livre de quaisquer tipo de erros, mesmo gramaticais, que habitualmente indiciam que a mensagem não é genuína. Além disso, citações pouco compreensivas na lei do anti-terrorismo concedem à mensagem um tom terrível.



O esquema é apenas o ultimo esforço para tornar a informação pessoal e financeira através da fraude, uma actividade criminosa conhecida como "phishing." Mensagens similares atingiram clientes do Citibank, Wells Fargo, PayPal e outras companhias financeiras, mas não citaram o USA PATRIOT Act.



A mensagem recebida pelos clientes confirma que a menos que os receptores confirmem a sua informação pessoal, tal como acontece no site da FDIC, as suas contas perderão a sua protecção. O link para o Website fornecido na mensagem de email faz a ligação para um servidor em Karachi, no Paquistão. Para além disso, o link está formatado de modo a tirar vantagem de uma falha do Internet Explorer (IE) que permite a um hacker esconder o verdadeiro destino do link; neste caso, a barra de endereço no IE mostra o endereço da FDIC enquanto que o actual Web site está num servidor no Paquistão.

Notícias Relacionadas:

2003-10-13 - Clientes ingleses de e-banking do Barclays e Smile alvo de fraude

2002-05-24 - Maioria das mensagens fraudulentas chega por email

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.