A EMI Recorded Music divulgou recentemente um novo serviço de música online que vai oferecer aos consumidores algo diferente do que é proposto pelos outros futuros serviços comerciais - armazenar de uma forma permanente faixas transferidas da Internet, guardar cópias em CDs e transferir compilações para leitores portáteis, em contraste com o simples acesso temporário às músicas.



A companhia discográfica realizou um acordo com a Liquid Audio, que vai fornecer a tecnologia para este novo serviço que se baseia no catálogo de música cristã. Apesar de se limitar a este género musical, o serviço - que será lançado no início do próximo ano, poderá funcionar como um modelo para outros tipos de serviços especializados baseados no vasto catálogo da companhia que abrange áreas como o Jazz, Música Clássica e Electrónica.



As outras iniciativas apoiadas pelas grandes companhias discográficas, o MusicNet e o pressplay, pretendem lançar serviços de subscrição que limitam o que o consumidor pode fazer com as faixas que transferiu da Internet, ao oferecem downloads de músicas com um prazo fixo de validade, sendo impossíveis de reproduzir no caso de o utilizador não pagar as mensalidades.



As empresas não o referem no comunicado divulgado, mas é provável que este serviço da EMI e da Liquid Audio disponibilize um número menor de músicas, permitindo que o consumidor guarde apenas 12 ou 15 das suas músicas favoritas e grave um disco de compilação em vez de centenas de downloads temporários.



Para além de participar no MusicNet - juntamente com a BMG, a Warner Music e a RealNetworks -, a EMI foi a primeira grande companhia discográfica a licenciar a um serviço online concorrente, o pressplay, a utilização do seu catálogo.



Até agora, já realizou mais de 40 acordos na área dos novos média, com empresas, como por exemplo, a Roxio e a FullAudio. No início do ano, efectuou uma parceria com outra empresa, a Streamwaves, de modo a lançar um serviço de subscrição de música designado HigherWaves que cobra 14 dólares (15,85 euros ou 3.180 escudos) por mês aos subscritores pelo acesso a uma jukebox online com milhares de músicas cristãs.


Notícias Relacionadas:

2001-07-17 - FullAudio obtém licença para lançar serviço online de música

2001-06-05 - EMI vai disponibilizar música na Internet

2000-03-08 - RadioWave com EMI e Susquehanna Radio

2000-02-21 - EMI aposta na música pela Internet