.pink, .luxury, .club, .photo e .social são alguns dos novos nomes de domínio de topo, recentemente aprovados pelo ICANN, que poderão ser usados no lugar dos tradicionais .com, .net e .org.

Ao todo, nas últimas semanas, a entidade máxima responsável pela "gestão" da Internet aprovou mais de 100 novos gTLD (generic Top-Level Domains), elevando as possibilidades de registo de endereços de 22 para cerca de 1.400 variantes.

Os primeiros domínios genéricos de "nova geração" foram apresentados em outubro de 2013, quando, pela primeira vez na história, a ICANN permitiu endereços em caracteres não latinos.

O conjunto de sufixos mais recente foi aprovado a 18 de janeiro último e abrange 16 novas possibilidades. O número de TLDs aprovados pelo ICANN desde o início do ano já ultrapassa os 30 nomes.

"Nas últimas 11 semanas, o número de gTLDs introduzidos na rota da internet aumentou cinco vezes face ao número apresentado durante o último quarto de século inteiro", referem os responsáveis do ICANN no blog da entidade. "Mais de 100 novos gTLDs aguardam agora para ficarem à disposição dos internautas do mundo inteiro (…), alargando o poder de escolha do consumidor e a concorrência entre empresas".

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.