A Comissão Europeia avança na próxima semana com um procedimento legal contra as sociedades de direitos de autor que se recusam a negociar direitos para mais do que um país da União Europeia.



A notícia é divulgada hoje pelo jornal francês Les Echos que garante estar a caminho da Direcção Geral da Concorrência um pedido de intervenção alegando que estas entidades estão a prejudicar a concorrência no espaço europeu, ao actuarem no mercado com exclusividade territorial e se recusarem a atribuir licenças para vários Estados.



As autoridades europeias alegam que este tipo de actuação é um desrespeito pelas leis europeias e um obstáculo à concorrência para empresas que operem em mais do que um país da União e que, deste modo, precisam de negociar direitos de utilização das licenças caso a caso.



Recorde-se que uma recomendação recentemente aprovada pretende precisamente levantar este tipo de barreiras e fomentar negócios como o da venda de música online, cujo crescimento na Europa estava travado de forma artificial pelas limitações na atribuição de licenças por parte das organizações que gerem os direitos de autor, considera a CE.



O objectivo é preparar o terreno para a criação de um único modelo europeu de licenciamento de direitos de autor. As autoridades a notificar terão o prazo normal de dois meses para responder à Comissão Europeia, defendendo-se das acusações.



De sublinhar que as autoridades de gestão de direitos de países como a Holanda ou a Bélgica aceitaram proceder a alterações no seu modo de funcionamento, por forma a ultrapassar as barreiras da nacionalidade, antes mesmo da realização de uma consulta pública sobre o assunto, que acabaria por conduzir à recomendação posterior.



Notícias Relacionadas:

2005-10-07 - Comissão Europeia deve avançar com recomendação sobre copyright de música nos próximos dias


2005-08-19 - CE lança consulta pública para a criação de licença única para música online


2004-05-03 - CE opõe-se a manutenção de monopólios territoriais para direitos de autor na música online

2004-04-23 - Bruxelas quer disciplinar gestão de sociedades colectoras e harmonizar sistemas DRM