As empresas vão ter mais 15 dias que o previsto inicialmente para entregar a Informação Empresarial Simplificada - Declaração Anual, informou esta tarde a secretaria de Estado dos Assuntos Fiscais.



Um alargamento do prazo vinha sendo reclamado pela Ordem dos Técnicos Oficiais de Contas e há dois dias tinha mesmo sido adiantado pelo responsável da Ordem que o governo estava disponível para rever datas. Esta tarde a decisão foi confirmada.



Numa nota de imprensa, o Ministério das Finanças explica que "o ficheiro com a estrutura de dados da IES/DA foi disponibilizado no Portal das Finanças no passado dia 24 de abril", mas também reconhece que a aplicação para a submissão da declaração só foi disponibilizada a 8 de junho.



Na mesma nota informa-se que já foram entregues 380.809 declarações IES/DA, relativas ao ano de 2011 e que as empresas estão a cumprir esta obrigação legal - disponível apenas via Internet - a um ritmo de 60 mil submissões por dia.



A IES concentra num único documento entregue por via eletrónica informações que antes as empresas tinham de prestar em diferentes declarações e a várias entidades públicas.





Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico




Cristina A. Ferreira