
Quem preferir a Internet para entregar a sua declaração de impostos relativa ao ano de 2011 volta este ano a garantir um reembolso (se a isso tiver direito) antecipado. A medida tem vigorado nos últimos anos, para incentivar o uso deste meio e volta a ser posta em prática, confirmou hoje o ministério das finanças, de acordo com o Jornal de Negócios.
A entrega pela Internet assegura que o acerto de contas com o Estado se processa num período máximo de 20 dias, já que esses contribuintes terão tratamento prioritário. Quem prefere preencher em papel e entregar os impressos nos balcões dos serviços tributários terá de esperar mais.
A primeira fase de entrega online das declarações de impostos, dirigida a trabalhadores por conta de outrem e pensionistas, arranca no início de abril. Prolonga-se até final do mês, para em maio decorrer o período de entrega para contribuintes com rendimentos de trabalho independente ou outros rendimentos. Para quem opta pelo papel, os prazos de entrega já começaram a contar.
O canal online, além de evitar deslocações aos serviços, também permite beneficiar de um sistema de pré-preenchimento que deteta eventuais divergências entre os dados que o contribuinte está a inserir e aqueles que já estão na posse dos serviços.
Esta valência, que tira partido, por exemplo, dos dados entregues previamente pelas entidades patronais, ajuda a eliminar ou prevenir erros no preenchimento e envio da informação, que obrigariam a correções posteriores e a maior demora no acerto de contas.
De sublinhar que a maioria das declarações de impostos já são entregues pela Internet. Em 2010 mais de 80% dos formulários tinham chegado aos serviços por esta via, um número que se tem mantido estável.
Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Pergunta do Dia
Em destaque
-
App do dia
Aproveite para experimentar novas apps gratuitas no smartphone ou tablet -
Site do dia
A arte pode ajudar a compreender o que sentimos? Descubra em Artetik: From the Art -
Multimédia
ISS de parabéns: 25 anos de um laboratório no espaço que já recebeu mais de 270 astronautas -
How to TEK
Como contribuir para ajudar o Google Maps a descobrir novos locais
Comentários