Assinala-se hoje o Dia da Internet Segura em mais de 40 países e as escolas portuguesas são um dos principais alvos de acções de divulgação e sensibilização promovidas pelo Ministério da Educação em parceria com outras entidades. Para hoje estão previstas visitas a 20 escolas portuguesas envolvidas no Concurso Europeu Safer Internet Day, realizando-se sessões de sensibilização organizadas pelos Centros de Competência CRIE do Ministério da Educação.

A nível internacional é dinamizado o espaço Blogathon, que tira partido dos novos conceitos de comunicação dos Blogs para incentivar a participação dos jovens e a discussão online sobre temas relacionados com a segurança e a privacidade. O Blogathon é um concurso dinamizado pelos projectos europeus Insafe e eTwinnings e reúne jovens de 25 países que colocam online os trabalhos desenvolvidos sobre Privacidade na Internet, Netiqueta e o Poder da imagem.

As participações são feitas em pares de duas escolas, de dois países diferentes, e são premiados 4 conjuntos de escolas parceiras recebendo, cada uma, um prémio no valor de 3.000 euros para aquisição de equipamento TIC.

A iniciativa já tinha sido experimentada em 2006 mas este ano quer ainda integrar o testemunho áudio de centenas de jovens.

Entre os projectos portugueses já divulgados no site conta-se um desenvolvido entre Portugal e a Suécia, com o mote "Não sejas enganado", um fórum entre alunos de Portugal e da Grécia sobre a imagem e a segurança e ainda um outro que envolveu alunos da Escola Secundaria do Cartaxo e de uma escola pública polaca dedicado ao tema "a força de uma palavra, a força de uma imagem".

Hoje ainda é aberto o concurso nacional Farol Seguranet, onde as escolas são desafiadas a conquistar este marco, sendo para isso necessário organizar e participar em desafios mensais até conseguirem certificar a sua escola do ponto de vista de uma utilização segura da Internet.

Notícias Relacionadas:

2007-02-05 - Portugal comemora Dia Europeu da Internet Segura enquanto espera aprovação de candidatura