O número de Espaços Internet disponíveis no território nacional tem vindo a aumentar, tendo chegado aos 557 mil postos em actividade, 385 dos quais promovidos por autarquias, confirmou Ana Mendonça, Gestora de Eixo do Programa Operacional para a Sociedade do Conhecimento ao TeK. A estes juntam-se os mais de 1600 espaços promovidos pelas Juntas de Freguesia e mais de 300 colectividades que dispõem de material informático para o mesmo efeito.



Ana Mendonça salienta que êxito deste programa é "absolutamente inquestionável", tal como os números demonstram, destacando ainda a distribuição regional conseguida.


De acordo com os dados fornecidos pelo POSC, 94 por cento dos Espaços Internet situam-se na região norte, 86 por cento na região centro, 87 por cento em Lisboa e Vale do Tejo, 78 por cento no Alentejo e 88 por cento no Algarve.


A distribuição regional destes equipamentos “constitui uma mais valia que muito nos apraz”, adianta ainda a Gestora de Eixo. “Conhecemos poucos projectos em que o interior e o litoral, o norte e o sul tenham sido tão harmoniosamente tratados", complementa.


Cada posto de acesso tem entre três e doze computadores, sendo a média de equipamentos por Espaço Internet de 6,5 equipamentos, a maioria deles com ligação ADSL.


O projecto Espaços Internet, que conta com o financiamento do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior através do Programa Operacional para a Sociedade do Conhecimento, transitou de governos anteriores, estando neste momento enquadrado no programa Ligar Portugal - integrado no Plano Tecnológico nacional.


Nos espaços são é possível a todos os cidadãos utilizarem a Internet gratuitamente, dentro do horário definido e com o apoio de monitores, sendo ainda conduzidas acções de formação básica em Tecnologias da Informação.


Esta é uma "oportunidade para os portugueses se familiarizarem com a Internet nesta fase em que o Governo tantas medidas tem anunciado relativamente aos serviços online", defende Ana Mendonça.


Para localizar os espaços mais próximos dos seus locais de residência ou de férias, os internautas poderão consultar a página dedicada aos Espaços Internet, actualizada diariamente com conteúdos referentes aos diversos postos distribuídos pelo país.

Notícias Relacionadas:

2005-07-18 - Programa Cidades e Regiões Digitais recebe novo impulso

2005-08-01 - Ligar Portugal quer triplicar o número de famílias com acesso à banda larga

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.