Os internautas que falam ou têm interesse na língua castelhana têm a partir de agora uma nova ferramenta disponível online, a Wikilengua. Apresentada na semana passada em Espanha, a plataforma foi caracterizada como um recurso "útil para que o espanhol recupere o seu espaço na Internet", defendeu Javier Cierco, director geral do Plano Avanza do Ministério da Indústria, Turismo e Comércio.



Tal como o nome indica, a Wikilengua é inspirada no espírito "wiki", o que significa que contará com a participação activa e democrática de todos os internautas que estejam interessados em dar o seu contributo, tal como acontece na enciclopédia Wikipedia.



Neste sentido, qualquer utilizador que aceda à página pode contribuir com o seu conhecimento adicionando conteúdos ou comentários à plataforma. Todas as informações serão previamente analisadas e filtradas por peritos para que sejam considerados apenas os contributos válidos.



A Wikilengua pode ser também considerado um meio para reflectir a diversidade e riqueza do espanhol nas suas múltiplas variantes, faladas em mais de vinte países por todo o mundo. As consultas ao site e textos são gratuitas e não requerem qualquer tipo de registo.



A plataforma está organizada por categorias sendo que, em cada uma delas, há uma distribuição por subcategorias e artigos, que podem ser consultados através de um simples clique.



Este projecto, que é uma iniciativa da Fundéu BBVA, uma instituição sem fins lucrativos que tem como meta a promoção do idioma espanhol nos meios de comunicação, pretende assumir-se num ponto de encontro para editores, jornalistas, professores, alunos e linguistas. O objectivo é formar um espaço onde possa ser encontrada a solução para determinado problema relacionado com o idioma.



A colaborar no projecto estão também o Ministério da Indústria, Turismo e Comércio, a Accenture, a Universidade Autónoma de Madrid e a Red.es.



Notícias Relacionadas:

2007-12-21 - Espanha oferece registo no domínio .es para menores de 30