Há perguntas difíceis de responder, mesmo para um serviço online cuja funcionalidade é, precisamente, a de responder a perguntas, como o Ask Jeeves . O site comemora o seu 10º aniversário listando alguns exemplos. “Qual o sentido da vida?” dá o mote para o resto do top.

A tarefa não dá sinais de se tornar mais fácil ao pensarmos na segunda questão, “Deus existe?” e provavelmente achava o mesmo se lhe perguntassem “O que é o amor?” ou “Qual o segredo para a felicidade?”.

O top ten das perguntas complicadas baseia-se em mais de um milhar de milhão de pesquisas feitas desde que o site foi lançado, em 2000, e entre as questões listadas há também algumas menos profundas. Há, por exemplo, quem queira saber apenas a melhor maneira de perder peso ou se o personagem Tony Soprano, da série de TV “Os Sopranos”, morreu no final.

A equipa do Ask Jeeves admite que não tem resposta para tudo e dá, aos internautas, a oportunidade de responderem no seu lugar, estando a preparar o lançamento de uma espécie de fórum comunitários de Q&A, de momento transformado em passatempo, onde as melhores explicações ou justificações – filosóficas ou apenas engraçadas - serão premiadas. Como prémio oferecem-se iPads.

"Temos de admitir que, ocasionalmente, surge uma questão ou outra para a qual não há uma resposta simples, então vamos deixar os nossos utilizadores dêem as suas respostas", dizem os responsáveis do Ask Jeeves.

Depois de ser lançado, o fórum comunitário vai permanecer online, mas o passatempo de comemoração do 10º aniversário do Ask Jeeves só dura até ao próximo dia 24 de Outubro.