O WhatsApp está a testar uma nova funcionalidade que recorda aos utilizadores as definições de privacidade do seu estado antes de o partilharem. Os beta testers já têm acesso à funcionalidade através do Programa Beta do Google Play, avança a publicação WABetaInfo.

Ao mostrar as definições de privacidade do estado antes da partilha do conteúdo, os utilizadores podem publicar as suas atualizações de estado em grupos específicos sem ajustarem as suas definições para cada estado individualmente.

Meta renova imagem do WhatsApp. Com tons de verde e “dark mode” ainda mais escuro
Meta renova imagem do WhatsApp. Com tons de verde e “dark mode” ainda mais escuro
Ver artigo

“Parece que o WhatsApp pretende agora oferecer aos utilizadores do Android a mesma oportunidade de controlar as definições de privacidade para as atualizações de estado, tal como já acontece na versão iOS”, acrescenta a WABetaInfo.

Os utilizadores vão poder optar por partilhar o seu estado com todos os contactos, grupos específicos ou contactos pré-definidos, sem necessidade de ajustar as definições de privacidade, como até agora.

Estado do WhatsApp recebe nova camada de privacidade
Estado do WhatsApp recebe nova camada de privacidade Estadoâ do WhatsApp recebe nova camada de privacidade créditos: wabetainfo

A atualização WhatsApp beta Android 2.24.12.27 será alargada a mais utilizadores “nos próximos dias”.

Na opinião do WABetaInfo “esta funcionalidade não só aumenta a privacidade e a personalização do utilizador, como também simplifica o processo de partilha, tornando-o mais eficiente”, além disso, a ferramenta “permite que os utilizadores revejam e personalizem os destinatários das suas imagens e vídeos, garantindo que o seu conteúdo chega apenas aos contactos pretendidos”.

WhatsApp permite encontrar mensagens rapidamente através de filtros de conversas
WhatsApp permite encontrar mensagens rapidamente através de filtros de conversas
Ver artigo

Recentemente, a Meta atualizou o WhatsApp para cumprir as novas regras do Regulamento dos Serviços Digitais imposto pela União Europeia, abrindo portas às mensagens de outros serviços de mensagens.

Além disso, a rede social foi descontinuada em dispositivos mais antigos, por questões de segurança.

A aplicação de mensagens anunciou também recentemente que permitirá atualizações de estado (vídeos) e notas de voz mais longas, até um minuto. Estas alterações permitem aos utilizadores partilhar momentos e histórias mais longas com os seus amigos e familiares.