O Center for Copyright Information, uma organização que junta os ISPs, a indústria da música e dos filmes nos Estados Unidos, vai adiar a campanha que tinha planeado de combate à pirataria. O projeto dos seis alertas só avança em 2013.

A diretora executiva da organização admitiu no blog que a culpa do atraso foi do furacão Sandy, que obrigou a mudar o calendário definido com os ISPs para o envio de alertas aos utilizadores.

O Center for Copyright Information foi criado em abril deste ano e definiu uma estratégia de combate aos downloads ilegais e à partilha de ficheiros através de redes P2P, prevendo o envio de alertas aos utilizadores de violação de direitos de autor.

Os ISPs ficam encarregues de identificar os clientes e enviar um primeiro alerta "educativo" sobre a proteção de propriedade intelectual, mas o tom vai-se tornando progressivamente mais duro nos seis alertas definidos pelo sistema. No final o ISP pode mesmo decidir bloquear o acesso da conta do utilizador.

Os ISPs que participam na iniciativa são a AT&T, Cablevision, Comcast, Verizon e Time Warner Cable.

O adiamento da entrada em funcionamento do novo sistema de alerta traz alguma "folga" aos norte americanos, mas vários países europeus já implementaram processos semelhantes, com um número de avisos menor e consequências mais drásticas.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico