O Twitter já foi considerado o grande fenómeno de crescimento da Web, registando uma evolução impressionante durante o ano passado - passando dos 2,6 milhões de visitantes em Janeiro, para os 17 milhões em Abril, segundo a comScore. Agora a questão que os analistas colocam é: será que a rede social de microblogs estagnou?

Uma série de estudos publicados nos últimos dias revelam diferentes abordagens à actual situação do Twitter, uma análise comparativa parece sugerir que o número de utilizadores parou de crescer, mas em compensação o universo da rede social é agora constituído por utilizadores com maior "maturidade" na utilização do serviço e muito mais activos.

Março foi o mês de todos os recordes para a rede social. A comScore registou um crescimento na ordem dos 131 por cento no número de visitas, a HubSpot diz que o número de novos membros também aumentou 13 por cento (por oposição ao mínimo registado em Oubturo: 3,5 por cento). Há outra matéria onde os vários relatórios coincidem: o Verão marca o início de um período de declínio que culminou no fim do ano, tanto no que respeita a novos membros como a "acessos" ao site.

Os números da Compete mostram um decréscimo de 770 mil visitantes em Dezembro, com relação ao número registado em Agosto: 22 milhões. A comScore contou 21,2 milhões de visitas em Julho e 19,9 milhões em Dezembro.

"Talvez o Twitter seja vítima do seu próprio sucesso", disse à CNN o analista da comScore, Andrew Lipsman. O especialista explica que o serviço cresceu tão depressa que "não conseguiu ir ao encontro das suas próprias expectativas", mas realça que os actuais níveis de popularidade não podem ser vistos como uma "falha", porque "as pessoas que usam o serviço estão a usá-lo mais que nunca".

Assim, a informação difundida na rede social encontra-se também mais concentrada em redor de menos produtores, com um maior número de seguidores e que publicam um número médio de mensagens muito superior ao verificado há alguns meses atrás.

A HubSpot analisou 5 milhões de perfis e 6 milhões de tweets, comparou os dados referentes a Julho de 2009 e Janeiro de 2010 e verificou que o número de mensagens publicadas pelo "utilizador médio" mais que triplicou. Se no Verão a média se situava nas 120 actualizações por mês, este mês atingiu as 420.

O fenómeno de "aglomeração" em redor de alguns membros da rede social ajudará também a explicar que, em Julho, um "utilizador médio" seguisse 45 perfis e o número tenha aumentado para os 170, e contasse com 70 seguidores, que passaram a 300 este ano. Paralelamente, 82 por cento dos utilizadores têm menos de 100 seguidores e seguem também menos de 100 perfis.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.