Embora sejam úteis, as extensões para browser também podem esconder ameaças. De acordo com uma análise levada a cabo por investigadores da McAfee há um novo conjunto de extensões maliciosas que monitorizam o que os utilizadores fazem na Internet, com os atacantes a roubarem dados de navegação para enriquecerem à custa das vítimas.

Os especialistas explicam que as extensões para o Google Chrome, que já foram descarregadas por mais de 1,3  milhões de utilizadores, parecem “legítimas” à vista desarmada. Duas das extensões afirmam-se como soluções que permitem assistir a séries da Netflix com amigos, outra promete ajudar a fazer capturas de ecrã e uma outra a manter-se a par de preços online.

Tem alguma destas extensões? Remova-as já do Chrome

  • Netflix Party 
  • Netflix Party 2 
  • Full Page Screenshot Capture – Screenshotting 
  • AutoBuy Flash Sales 

Apesar de disponibilizarem as funcionalidades prometidas, as extensões registam todos os websites visitados pelas vítimas e enviam a informação para servidores operados pelos criadores.

Segundo os investigadores da McAfee o objetivo é inserir código malicioso nos websites de eCommerce visitados de modo a alterar as cookies e fazer com que os criadores das extensões recebam comissões por cada item comprado.

Extensões para browser escondem ameaças e 1,3 milhões de utilizadores já foram afetados este ano
Extensões para browser escondem ameaças e 1,3 milhões de utilizadores já foram afetados este ano
Ver artigo

Recentemente, uma análise da Kaspersky revelou que, só no primeiro semestre deste ano, 1,3 milhões de utilizadores foram afetados por ameaças em extensões para browser. O adware apresenta-se como a ameaça mais proeminente.

As lojas digitais oficiais, como a Chrome Web Store da Google, não estão a “salvo”, mesmo assim, a principal forma de distribuição de extensões maliciosas é através de recursos de plataformas terceiras pouco viáveis.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.