As extensões do Chrome são ferramentas úteis que podem ser instaladas no browser, desenvolvidas por empresas e developers exteriores à Google e que adicionam melhorias à navegação, produtividade e até entretenimento. Neste fim de ano, a gigante tecnológica destacou quais foram as extensões que se destacaram, num incentivo à comunidade em torno da sua ferramenta de navegação pela Internet.

A automatização na escrita de mensagens por email, a capacidade de ler textos mais rapidamente ou assistentes de pesquisa e a capacidade de gerar instruções práticos enquanto trabalha, são algumas das ferramentas que a Google destacou.

Veja na galeria as extensões do Chrome do ano para a Google:

1- Tango – Gera guias de “como fazer” automaticamente enquanto trabalha

Esta ferramenta torna a documentação da explicação por etapas mais fácil, ao gerar guias automaticamente enquanto trabalha. Apenas terá de navegar pelo processo de como fazer algo, como normalmente faz e o Tango regista de forma automática esses passos no processo. Depois de processar os passos, poderá partilhar com colegas ou amigos os guias produzidos pelo Tango.

2 - SwiftRead – Para ler mais rápido

A extensão SwiftRead pretende facilitar a velocidade de leitura na internet, sejam artigos de notícias, posts de blogs ou emails. Qualquer tipo que permita fazer “copiar e colar” podem ser utilizados com a extensão. Basta selecionar o texto no browser, carregar com o direito do rato e clicar na opção da extensão para melhorar a leitura.

3 – LINER – Sublinhe e pesquise texto mais facilmente

Para quem deseja organizar a informação mais importante, a ferramenta LINER serve para sublinhar facilmente qualquer tipo de texto ou imagens, assim como vídeos do YouTube. É também um assistente de pesquisa, prometendo melhores resultados da Google com apenas um clique. Também cura artigos e conteúdos baseado no que o leitor sublinha.

4 - Compose AI – Ajudante na composição de emails

Esta extensão utiliza inteligência artificial para ajudar a compor os emails. O seu sistema ajuda a completar frases com sugestões, onde quer que escreva. Pode utilizar nos emails, em conversas de chat, criação de documentos, etc. O sistema é alimentado pelo GPT-3 da Open AI.

5 – VisBug – Ferramenta open source para web design

Para developers que criam páginas de internet, esta extensão adiciona diversas ferramentas ao browser, incluindo a possibilidade de apontar, clicar, mover, redimensionar, etc. Pode editar o estilo de qualquer página, tal como se fosse o um livro de arte. Pode editar texto e mover as imagens mais facilmente.

6 - Check US Visa Slots – Facilita o acesso a informação do estado do Visa

Esta extensão é uma plataforma que ajuda a verificar a disponibilidade e informação sobre os Visas, criado essencialmente para o povo indiano que deseja viajar para os Estados Unidos. Com mais de 5,5 milhões de pessoas a querer viajar para o país, ter acesso à plataforma oficial é muito difícil devido às suas ferramentas de proteção anti-bot. A extensão pretende ajudar as pessoas a obter as informações que necessitam.

7 - Workona Tab Manager – Gestor de abas

Esta extensão ajuda os utilizadores a manter todo o seu trabalho sobre controlo e organizado. Este ajuda a gerir as abas do browser, a organizar projetos, mas sobretudo a manter todo o trabalho no mesmo browser.

8 - CrxMouse Chrome Gestures – Gestos com o rato

Para aumentar a produtividade, esta extensão adiciona ao rato diversos atalhos de navegação por gestos, utilizando a roda ou o super arrasto. Pode configurar para abrir ou fechar janelas e abas, navegar para cima e baixo, refrescar a página, entre outras funções.

9 - RoPro – Para jogadores profissionais de Roblox

Esta ferramenta adiciona funcionalidades práticas ao popular jogo Roblox, sejam para jogador ou para quem produz e vende conteúdos. Este adiciona dezenas de funcionalidades úteis ao jogo, desde filtros de servidores, os que estão cheios, região, pesquisas de temas ou alertas.

10 - eJOY English – Ajuda a traduzir para inglês

Se navega online e tem dificuldade com o inglês, esta extensão é um tradutor para quem deseja aprender a língua. Pode adicionar legendas em vídeos, pesquisar palavras e ver o seu significado, entre outras funções que ajudam a consumir conteúdos em inglês.

11 – Equatio – Ajudante de equações matemáticas

Resolva equações matemáticas, fórmulas e outros problemas matemáticos mais facilmente com esta ferramenta. Serve para estudantes como professores, assumindo tanto a escrita no teclado como à mão de forma virtual. E também reconhece abreviações, como “sq” para raiz quadrada, por exemplo.

12 - MyBib: Free Citation Generator – Citações automáticas

Se deseja destacar partes do texto, sobretudo citações em entrevistas, esta é a extensão que permite fazê-lo de forma automática. Basta navegar numa página de internet ou PDFs e clicar no botão MyBib para gerar automaticamente uma citação formatada do texto. Existem cerca de 9.000 formatos e estilos de citações para escolher.