Já tem data para arrancar a nova loja online da Zara, uma das insígnias mais populares do grupo espanhol Inditex. A partir do próximo dia 2 de Setembro os compradores e compradoras da marca podem evitar filas e confusões nas lojas e optar por fazer compras calmamente a partir do PC.



Portugal está entre o leque de seis países escolhidos pelo grupo para avançar primeiro com a experiência online. Juntam-se Espanha, França, Reino Unido, Alemanha e Itália, que também adicionam à rede de lojas físicas um novo canal de vendas online, pela mesma altura.


Com uma rede global de 1.422 lojas, a Zara é a marca mais popular do grupo Inditex, também detentor de outras insígnias como a Pull & Bear, Massimo Dutti, Stradivarius ou Berska.



A sua chegada à Internet incentivou acções idênticas de alguns concorrentes e a imprensa espanhola já fala no lançamento de lojas online de outras marcas nacionais, como a Desigual, que estuda a hipótese de se estrear no canal no próximo ano.


As concorrentes que chegaram primeiro ao canal online, como a Mango, têm bons resultados para partilhar, ainda que na altura a decisão parecesse arriscada. A imprensa espanhola revelava também esta semana que a empresa duplicou no ano passado a facturação online, face ao ano anterior.


Contactado pelo Diário Económico, o grupo Inditex não revelou razões para a escolha do leque de países que avançam com a experiência online. A Inditex diz apenas que a decisão de escolha dos países, anunciada no ano passado, foi comercial.