Segundo apurou o estudo Observador Cetelem 2015, os europeus passam menos tempo nas lojas físicas (consumo diminuiu 40%), mas por outro lado o tempo passado nas lojas online aumentou junto de 50% dos consumidores.

O mais recente barómetro europeu revela que a maioria dos portugueses (91%) confessa que hoje em dia faz mais compras importantes do que há cinco anos atrás. A média europeia é de apenas 34%.

Ao longo dos últimos cinco anos, 49% dos europeus aumentaram o tempo dedicado às compras na Internet. Apenas 9% dos entrevistados aumentaram as suas compras nas chamadas lojas físicas.

No caso português, 30% dos portugueses dedicam menos tempos às compras pela Internet do que há cinco anos atrás. Acima de tudo, conclui o estudo, foi a crise que levou os portugueses a mudar os seus hábitos de compra, o que resultou numa drástica redução do consumo.

Relativamente às tecnologias digitais, 30% dos portugueses referem ser utilizadores hiper-conectados, contra 35% da média dos países europeus. Em relação aos equipamentos, 65% dos portugueses dizem ter um smartphone. Já 83% dos inquiridos revelam possuir um computador portátil, contra 66% da média europeia.

O estudo afiança que uma melhoria do poder de compra conduz rapidamente ao aumento do tempo gasto a consumir na Internet.

Em relação aos fatores que explicam uma tomada de decisão mais rápida na altura da compra, 37% dos europeus investem exclusivamente em função do preço; 34% procuram oferta especiais e 20% compram sobretudo online. Outros 16% afirmam que as tecnologias digitais facilitam a recolha de informação sobre um produto e também 16% tomam decisões mais rapidamente, graças às ofertas, como inclusão dos portes de envio ou devolução gratuita.

Relativamente à Internet, 1 em cada 3 europeus referem que veriam as suas compras facilitadas se houvesse uma maior disponibilidade de assistência pós-venda, entrega ao domicílio, lojas virtuais instaladas em estações de metro ou de elétrico ou até durante o percurso casa-trabalho.

Para o estudo foram inquiridos 8.719 europeus, (500 indivíduos por país, com idades superiores a 18 anos) através da Internet, em 12 países (Alemanha, Bélgica, Espanha, França, Itália, Portugal, Reino Unido, Hungria, Polónia, República Checa, Eslováquia e Roménia).


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico