O governo norte-americano está a acusar a China de espionagem através da Internet. Segundo um relatório anual da comissão que acompanha a relação entre os dois países na área da segurança e da economia, citado pela AFP, a China tem acedido cada vez mais às redes informáticas americanas para extrair informação relevante.

"A China tem roubado grandes volumes de informação confidencial aos nossos computadores", referiu o presidente da comissão, Larry Wortzel, na apresentação do relatório ao Senado norte-americano.

O recurso à Internet para a espionagem é justificado pelo baixo custo em relação aos restantes métodos tradicionais, refere a comissão no seu relatório de 393 páginas. Acrescenta-se, além disso, a dificuldade em apurar os responsáveis pela "invasão".

O documento refere ainda que o Governo e a economia dos Estados Unidos estão muito vulneráveis a ataques cibernéticos, já que ambos estão fortemente assentes nos computadores e na Internet.

A comissão recomenda por isso ao Congresso que estabeleçam fundos destinados a monitorizar e proteger as informações confidenciais que circulam nas redes informáticas.