A entidade europeia responsável pela gestão do domínio de topo .eu suspendeu 74 mil domínios e processou 400 registrars. As medidas são o resultado de uma investigação que apurou a existência de irregularidades na atribuição de domínios.
A EURid detectou um pequeno grupo de empresas que registou um elevado número de endereços de companhias com peso no mercado, por forma a tentar manipular o sistema. Os domínios registados ficariam guardados para revenda a preços mais altos pelas empresas que os adquiriram.
Os domínios suspensos vão voltar a ficar livres para venda (possivelmente não antes do final do ano), enquanto as empresas responsáveis pela sua comercialização serão penalizadas por quebra de contrato com o EURid que viu passarem para as mãos de apenas três empresas 74 mil domínios.
Os procedimentos judiciais devem avançar em Outubro e terão lugar em Bruxelas. Os últimos números do EURid revelam que o novo domínio de topo europeu nos três primeiros meses de disponibilização oficial atingiu os dois milhões, número que ultrapassa as previsões daquela entidade a um ano.
Notícias Relacionadas:
2006-07-03 - Domínio .eu atinge os dois milhões de endereços em três meses
Em destaque
-
Multimédia
Xiaomi termina 2025 com marco histórico de mais de 400.000 carros entregues -
App do dia
OmniTools: Uma caixa de ferramentas digitais sempre à mão -
Site do dia
EmuOS: A máquina do tempo que transforma o seu browser no Windows antigo (do 3.1 ao ME) -
How to TEK
Copilot Vision funciona como um segundo par de "olhos" enquanto navega online. Saiba como usar no Edge
Comentários