A entidade europeia responsável pela gestão do domínio de topo .eu suspendeu 74 mil domínios e processou 400 registrars. As medidas são o resultado de uma investigação que apurou a existência de irregularidades na atribuição de domínios.



A EURid detectou um pequeno grupo de empresas que registou um elevado número de endereços de companhias com peso no mercado, por forma a tentar manipular o sistema. Os domínios registados ficariam guardados para revenda a preços mais altos pelas empresas que os adquiriram.



Os domínios suspensos vão voltar a ficar livres para venda (possivelmente não antes do final do ano), enquanto as empresas responsáveis pela sua comercialização serão penalizadas por quebra de contrato com o EURid que viu passarem para as mãos de apenas três empresas 74 mil domínios.



Os procedimentos judiciais devem avançar em Outubro e terão lugar em Bruxelas. Os últimos números do EURid revelam que o novo domínio de topo europeu nos três primeiros meses de disponibilização oficial atingiu os dois milhões, número que ultrapassa as previsões daquela entidade a um ano.



Notícias Relacionadas:

2006-07-03 - Domínio .eu atinge os dois milhões de endereços em três meses