A Comissão Europeia abriu concurso para o lançamento de um "planificador de viagens", uma plataforma online, que irá agregar todos os modos de transporte e facilitar a compra de bilhetes.

Ainda que existam mais de 100 planificadores de viagens na União Europeia, nenhum deles unifica a pesquisa, permitindo que os utilizadores encontrem informação ou reservem bilhetes para viajar entre os diferentes Estados-membros, independentemente do número de países a atravessar ou transportes a utilizar, refere Bruxelas.

"A tecnologia necessária já existe. Agora é pôr mãos à obra para que milhões de europeus possam planificar as suas viagens apenas com uns quantos cliques", salientou o comissário dos Transportes, Siim Kallas.

O objectivo é que o planificador de viagens europeu permita aos utilizadores obter informações sobre horários, percursos e outros detalhes das deslocações, assim como comprar bilhetes online.

As propostas podem ser apresentadas até ao próximo dia 9 de Setembro. Entre 15 de Outubro e 15 de Novembro o público poderá votar nos planificadores já existentes. Enquanto isso, as novas propostas serão avaliadas por júri profissional.

Poderão participar empresas e organizações do sector, mas também quaisquer cidadãos interessados pelo tema.

Os vencedores terão o apoio da Comissão Europeia para levarem a cabo o seu projecto, salienta o Executivo Comunitário.